Dicas simples que podem conservar a vida útil das máquinas.
É comum as peças sofrerem desgastes com o tempo, contudo, seguindo algumas dicas simples, é possível prolongar a vida útil dessas peças.
• É importante engraxar pinos, buchas e articulações. Para saber os pontos de graxa verifique o manual do fabricante. Em excesso, a graxa pode transbordar e contribuir para o acúmulo de sujeira de volta para os pinos e articulações. É importante limpar o excesso da graxa e aplicar apenas o suficiente para lubrificar.
• Um dos itens da cabine que contribuem para o bem estar do operador é o compressor do ar condicionado, daí a importância de manter esse item sempre com a manutenção em dia.
• Durante a operação é comum acumular areia e barro nos vidros, por isso, o ideal é jogar primeiro um jato de água para remover o excesso para só depois utilizar o limpador. Isso evitará que pequenas pedras risquem o vidro com o movimento do limpador. Importante nunca deixar o vidro sujo em excesso comprometendo a visibilidade e segurança do operador.
• Antes de desligar a máquina aguarde 1 minuto para auxiliar no resfriamento da turbina. Quanto maior o tempo, melhor para a sua turbina.
• Em temperaturas muito baixas como no inverno evite o congelamento do diesel utilizando aditivos anticongelantes. Importante também manter o tanque do diesel cheio para evitar que a umidade leve a água para o sistema contribuindo para o congelamento dessa água.
• Dê atenção especial para o separador de água. O filtro separa a água, mas não drena. O operador deve criar uma rotina de drenar a água todo dia, a cada dois dias ou 1 vez por semana. A água no sistema pode prejudicar bicos entre outros.
• Rotineiramente pré aqueça o equipamento no mínimo 5 minutos antes de ligar.
• Atente-se a erros no painel para futuro diagnóstico.
• Confira óleos e fluídos.
• Visualmente acompanhe correias, pneus, mangueiras. E não esqueça de sempre conferir a calibragem para aumentar a vida útil dos pneus.
• Para realizar a manutenção do filtro de ar externo, remova o filtro usado e jogue jatos de ar de dentro para fora para não prejudicar a parede protetora. Não bata o filtro em nenhuma superfície sólida para remover a sujeira, esse procedimento pode causar danos na parede do filtro.
• Remova o filtro de ar interno apenas se for substituí-lo, caso contrário, por segurança, deve ser a última opção. Estar com o filtro de ar em dia, garante um ótimo desempenho da máquina e o baixo custo de diesel.
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